Postagem em destaque

Intercâmbio: Seu sonho destruido

Esse foi o sentimento  de todos os clientes e futuros intercambistas após saberem o fechamento da Intercâmbio BFA. Um sonho de...

quinta-feira, 14 de março de 2013

Au pair, é pagar e levar. Saiba como funciona o esqueça de compra de empregos.




Prestem bastante atenção nestas palavras:


 “É uma mulher que cobra pra dar um emprego de au pair para as meninas, e tipo, cobra 200 euros para isso”. Estudante e moradora de Dublin.

  Em tempos de crise para uns, fartura para outros. Assim vive Grace e seu marido Irlandês, onde seu lucro é procurar meninas desesperadas por vaga de Au pair, moças com pouca grana para se manter.

“Como emprego tá foda, o povo entra em contato com ela, para ela arrumar uma vaga de au pair”. Amanda,estudante e moradora de Dublin há 2 anos e meio. (nome fictício)

O esquema funciona da seguinte forma. Caso você queira um emprego de au pair, tem que pagar por ele. E pagar caro! Cerca de 200 euros.

“Ela começou a entrar em desespero, resolveu pegar as últimas reservas que tinha e pagou para conseguir um emprego de Au Pair.” Amanda. (nome fictício)

Essa mulher já virou uma referência de recrutamento em Dublin. Tanto que as famílias a procuram mesmo sem saber do pagamento que ela exige dos futuros empregados.
  

É todo um negócio armado sem que as pessoas que precisam de au pairs para cuidar dos filhos desconfiem e intervenham. O pagamento é feito antecipado e o emprego imediato. Uma atividade digna de muitas horas de trabalho e  baixa remuneração. Geralmente as au pairs pegam das 8 às 18, e chegam a receber 100 euros por semana. A quantidade de crianças para tomar conta vai depender da sorte de cada candidata.


 “Todo mundo tem o telefone dela, mas ninguém nunca viu o rosto ou a voz dela.” Carla, estuda e mora em Dublin há 2 anos e meio.


Passport to Ireland: Essa mulher consegue colocar muita gente para trabalhar como au pair?

Amanda (Nome fictício) sim, tipo quando ela chegou era au pair que nem todo mundo. Então conseguiu arrumar job para as amigas, ai conseguiu visto permanente para ficar aqui.

Passport to Ireland: E esse pagamento tem que ser antes ou depois que a pessoa já está na vaga?

Amanda (Nome fictício): Muitas famílias entram em contato com ela para arrumar au pair, mas ela não cobra nada das famílias e elas nem sabem o que rola. 

O pagamento é feito depois, mas antes de entrar na casa. Tipo, você fez a entrevista hoje e a família já deu a resposta que é você que eles querem, ela já te manda msg para você pagar a ela.

Passport to irland: Como é feito esse pagamento?

Amanda (Nome fictício): Ou você deposita na conta dela, ou o marido  vai buscar o dinheiro, sempre no Spire.

Passport to Irland: Vocês falam com ela ou com o marido por telefone?

Amanda (Nome fictício): Ela nunca atende o telefone, sempre por mensagem. Ele é um irlandês. Dizem que é um velho. Ela tem um contrato, tipo, se você sair da casa antes, você perde o dinheiro e tal. Teve um caso ai que não sei se é verdade, que ela ameaçou uma menina, falando que ia mandar uns Nackers bater nela, tipo colocou muito terror. Caso você não pague o que ficou acertado, ela inventa uma mentira e você não pega o emprego.

Ela já pega o dinheiro antes de você começar a trampar. Tipo foi selecionada, ela já marca para o dia seguinte para pagar e tal.
conheci umas meninas que contaram a verdade para a família, isso faz muito tempo, ai a família entrou em contato com ela falando que não ia querer mais, então a menina não precisou pagar a ela, porque naquela época, não precisava pagar de imediato, você pagava com os 2 primeiros pagamentos

Passport to Irland: Mas essas meninas não contam isso pra ninguém?

Amanda (Nome fictício): Muitas meninas começaram a falar para as famílias, agora ela exige pagamento antes de entrar para que isso não aconteça.

E não acaba ai.Essa realidade é mais comum do que parece.


“Irei falar um pouco para você o que aconteceu com uma menina aqui na Irlanda que chamarei de Valquíria, um nome fictício. Ela veio até a mim, desabafar e reclamar do que passou. 

Ela disse que estava aqui há 3 meses e o dinheiro já estava acabando. Ela começou a entrar em desespero e resolveu pegar as últimas reservas que tinha e pagou para conseguir um emprego de Au Pair. Ela foi no local, fez a entrevista, passou e ficou muito feliz, porém, não se sentiu 100% realizada com esta decisão, pois a família que ela ia trabalhar era de Brasileiros e ela não iria poder praticar o Inglês.
 
Até ai ela disse que iria tentar até conseguir um pouco mais de dinheiro e melhorar as condições, e se dar ao luxo de procurar coisa melhor. Porém, depois de algumas semanas, ela recebeu um convite de uma amiga para visitar o interior da Irlanda por um fim de semana, então resolveu avisar à família que foi super gentil e disse que estava tudo bem, já que o fim de semana era sua folga.

Sendo assim, a menina  viajou e retornou no domingo a noite. Infelizmente, ao chegar na casa, a família não quis abrir a porta  para ela e disse que ela não tinha o direito de fazer isso com eles, como ela estava trabalhando como Au pair live in, ela deveria estar lá o tempo todo, até mesmo nos dias de folga. Eles simplesmente jogaram todas as malas dela com todas as roupas no quintal da casa e expulsaram ela da casa. 

A menina simplesmente ficou chocada, não sabia o que fazer.  Sem dinheiro, sem lugar para morar, tarde da noite. Ela resolveu pedir para uns amigos deixa-la ficar umas noites na casa deles, até que ela se reestabelecesse e conseguisse um local para morar. Moral da História, todas as meninas que vem para Dublin passar por uma serie de apuros e algumas ficam sem dinheiro e não sabem a quem recorrer. Porém, a mensagem para as meninas é, não acreditem em quem você não conhece, não pague nenhuma agencia para arrumar emprego para você, pois se a família não quiser ficar com você, não tem nada que a agência possa fazer. O dinheiro que você pagou será perdido. Existem outras maneiras de se conseguir emprego, aumentando o seu circulo de amigos, 'networking', participando de eventos onde você poderá conhecer pessoas novas, na escola, etc." Carlos Alberto,representante de uma ação humanitária. (nome fictício)

Te encontro no próximo post.

Você já passou ou conhece alguém que passa por isso?Deixe o seu comentário!


Ps: Nada nos depoimentos foram alterados.A própria escrita pertence aos autores.

Curta a nossa página e fique por dentro de tudo que acontece no blog. http://www.facebook.com/pages/Passport-to-Ireland/321345181302549 

 

 



6 comentários:

  1. gente...eu entrei num site recentemente de Au Pair na Irlanda e passei para todas as minhas colegas, agora lá vai eu atrás de todas elas passar esta informação do blog, antes que elas caiam numa fria e me culpem. Obrigada pelo aviso!

    ResponderExcluir
  2. Famoso e antigo golpe. Temos tb q comecar a falar p todas as familias. O boca a boca entre as familias pode ajudar tb.

    ResponderExcluir
  3. Fiz apenas dois testes com essa infeliz para saber que ela eh uma pessoa que nao se pode confiar, estou a procura de au pair mais por indicacao, e gracas a Deus estou tendo bons resultados, pois o pessoal que esta aqui em Dublin a mais tempo ja conhece a fama da tal.
    Acho que poderia ser um trabalho serio e se ela realmente quisesse ter uma agencia para auxiliar as au pair, que fosse pelo menos um trabalho e que oferecesse uma consultoria real para nos meninas que estamos aqui a procura de algo real, nao essa mentira e exploracao monetaria. Queria que o governo Irlandes pudesse saber dessa mafia e banisse isso do pais, pois o fator nao afeta so as au pairs mais as familias que contratam elas, pois quem garante que essa tal agenciadora nao coloca qualquer uma que pague a mais para ela.

    ResponderExcluir
  4. não é so a Grace que cobra pra arranjar emprego não! Existem outras pessoas (brasileiras) que cobram também... Comigo aconteceu isso, porém a moça que me "agenciou" (que se abstem de qualquer problema que ocorra entre a aupair e a família) cobra 50 euros a menos. Trabalhei na casa da família por 6 meses e eles passaram a querer que eu trabalhasse todo sábado a noite. Dei o grito e soltei o verbo: contei pra família que eu tinha pagado essa "consultora", falei o falou e o pai quase caiu do sofá! Resultado: quando eu saí da casa porque havia encontrado outro emprego, eles procuraram meninas que estavam cadastradas em sites grátis (rollercoaster) pra fazer as entrevistas!!

    ResponderExcluir
  5. Nao estou defendendo ok? Mas problemas com familias eh normal acontecer!!! Elas sao folgadas mesmo!! Ainda mais se eh live in!!! Eu trabalho como au pair, a minha chefe eh mto gente fina...super educada comigo...mas nao adianta, elas sao folgadinhas!! Umas sao mais, outras sao bem menos...mas eh assim!! O nome Au Pair era pra ser como uma troca de experiencias e ganhar uma grana...mas quase todas pedem pra limpar a casa, live in eh melhor tmb pq elas podem precisar de vc a noite...essas coisas. Triste mas eh realidade...

    ResponderExcluir