Postagem em destaque

Intercâmbio: Seu sonho destruido

Esse foi o sentimento  de todos os clientes e futuros intercambistas após saberem o fechamento da Intercâmbio BFA. Um sonho de...

sexta-feira, 8 de março de 2013

Especial: O lado obscuro do Visa Travel Money - VTM



 E a segurança tornou-se surpresa, medo e apreensão para os intercambistas que chegaram com o visa travel Money (vtm), na Irlanda. Tudo porque os cartões eram engolidos nos caixas eletrônicos e ,pasmem, quebrados sem alternativas para o dono.

Imagine você chegar em um país “estranho” e descobrir que está com uma mão na frente e outra atrás. Sim, você tem dinheiro na conta, mas isso não significa que conseguirá saca-lo. Essa é a frustração que os inúmeros brasileiros estão sentindo na pele.

Comprei euros através do serviço Visa Travel Money do Banco do Brasil acreditando na propaganda do funcionário que dizia ser essa a forma mais eficaz e segura de levar dinheiro para a Europa. No entanto, o cartão NÃO funciona na Espanha e me sinto agora refém do Banco do Brasil, com mais de 3.500 euros que não posso gastar, nem sacar.

Não é possível sacar dinheiro com o cartão. O meu cartão principal e o reserva ficaram retidos em caixas eletrônicos. Me queixei com o Banco do Brasil em Madri, e, excepcionalmente, me deram outros dois cartões, já que a central de atendimento disse que demoraria 21 dias para enviá-los e o Banco do Brasil confirmou que esse é um problema freqüente na Espanha. No entanto, ao tentar usar um desses cartões para saque, novamente o caixa eletrônico engoliu o cartão. 

A atendente da Central de Atendimento do Banco do Brasil me explicou que isso acontece porque alguns caixas eletrônicos não reconhecem os cartões sem chip. Por que então o Visa Travel Money do Banco do Brasil não tem chip? E como faço para me certificar que posso tirar o dinheiro e não ficar sem cartão e dinheiro novamente?


 A questão é que os caixas não estão aceitando cartões sem o chip, e nas compras, você pode ter problemas, já que não existe o seu nome para identificar e aprovar a transação. Essa queixa não se restringe na Irlanda, mas estudantes estão tendo dificuldades de saque em muitos países do mundo.

Você já teve problemas com seu cartão? Deixe seu comentário e conte o seu caso. 

Curta nossa página e fique ligado nas postagem do blog. http://www.facebook.com/pages/Passport-to-Ireland/321345181302549

Nos encontramos no próximo post. Faltam 27 dias para o meu embarque. 



18 comentários:

  1. Chego em Dublin em 01/04! E agora apos ler seu post, primeira coisa q fiz foi verificar se meu VTM é com chip.... Ufaaaaaa é com chip!!!! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle, por qual agencia ou casa de cambio é o seu VTM???

      Excluir
    2. A casa de cambio da minha cidade emite o VTM pelo banco Redentor, ele vem com chip!

      Excluir
  2. Olá! Então, o meu único 'problema' até agora com o VTM é no Tesco, aqui em Galway. Não tem cristo que faça a maquininha reconhecer o chip. Mas na tarja vai tranquilo. Só que tem caixa que diz que se tem chip, tem q ler o chip... Mesmo que nunca requeira a senha. Ah, sim, quando eu fiz o meu cartão, pedi pra imprimirem o meu nome, pra identificação.

    ResponderExcluir
  3. Aconteceu comigo em Dublin. O caixa automático do banco ABI engoliu meu cartão e fiquei sem. Apesar que tenho mais 3 reservas. Consegui fazer saque (2x) no Bank of Irland. Muito tensa essa situação!

    ResponderExcluir
  4. "Comprei euros através do serviço Visa Travel Money do Banco do Brasil"

    Engraçado que tem mil casas de câmbio e agências que "vendem" o VTM e as pessoas insistem comprar diretamente com bancos... meu... ALGUMA vez vc viu algo em banco funcionar direito? Cobranças, dai funciona.

    Os caras do BB nem sabem direito o que é o VTM, liguei lá o cara não sabia me dizer nem quanto de IOF cobra-se no VTM (0,38% da operação), não sabia passar informação alguma.

    E levar cartão de crédito não é uma saída... é uma cilada! IOF do cartão de crédito é bem mais alto que do VTM, chegando à 5 ou 6%!

    VTM ainda é SIM a melhor, mais barata, pratica, opção de levar seu dinheiro pro exterior.

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz o cash passport da Mastercard que vem com chip, espero não ter nenhum problema.

    ResponderExcluir
  6. PESSOAL ATENÇÃO!

    Meu VTM do Banco do Brasil já ficou preso em 3 ocasiões, mas em todas elas eu consegui recuperar o cartão.

    Como?

    Logo após o caixa engolir meu cartão, eu peguei outro cartão qualquer e coloquei no espaço de inserção do cartão na máquina, porém eu não soltei o cartão da minha mão. Apenas coloquei até a metade e retirei. Quando eu retirei, o VTM veio junto em todas as vezes.

    Caso aconteça novamente com alguém, fica essa dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, dentre as 3 ocasiões em que o seu cartão ficou preso tiveram outras em que ele funcionou normalmente?

      Sobre o truque para recuperar o cartão engolido, caso coloquemos um segundo até a metade a máquina não vai puxá-lo por inteiro, mesmo que continuemos segurando? E quando dá certo, o VTM é cuspido na sequencia ou ja vem agarrado no segundo cartão?

      Muito obrigado.

      Excluir
  7. Eu usei o VTM do cotação por várias cidades da europa, nunca deu problema, até onde a moeda não era euro, saquei direito... pena isso acontecer..

    ResponderExcluir
  8. Olá estou tendo problemas em sacar em Dublin,nao Índico que vcs faca do banco do Brasil. Ninguém sabe me explica o que acontece tento falar com meu gerente a dias impossível ninguém me atende.... Enfim estou tendo uma dor de cabeça com isso




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc conseguiu achar um banco seguro? Estou com mesmo problema.

      Excluir
  9. Fiquei na Europa dos dias 01/05/2013 a 16/05/2013. Adquiri o travel Money Banco do Brasil em euros. Primeiro problema foi em Lisboa onde o caixa eletrônico engoliu õ cartão de meinha esposa e travou. Obviamente fiz o cancelamento do mesmo via telefone. Vale esclarecer que possuíamos 4 cartões, dois titulares e dois reservas. Tentei em vários outros caixas e estes devolviam o cartão e não retiravam dinheiro. Sorte minha, em um caixa consegui retirar 300 euros, com o dinheiro que tinha levado do Brasil dava pra me virar em Lisboa. Viajamos para Madrid e lá foi pior. Nenhum caixa aceita o cartão travel do Banco do Brasil e ainda perdi o meu cartão principal em um caixa eletrônico. Pronto, comecei a entrar em pânico. Já estava com pouco dinheiro e não conseguia retirar mais nos caixas. Nas lojas e restaurantes, graças a Deus, ainda aceitavam o cartão, mesmo assim é muito difícil. Fomos para Barcelona com pouco dinheiro em espécie, mais com os cartões. Em Barcelona também não se saca em nenhum caixa eletrônico, mais se paga com eles nas lojas sem o uso da senha e sim com assinatura, o que é sem dúvida uma transação de altíssimo risco. Quando chegamos em Paris, no aeroporto de Orli, consegui retirar num caixa eletrônico do HSBC mais 300 euros e foi com este dinheiro que passamos 06 dias em Paris. Um verdadeiro terror, em um País estranho sem dinheiro, ou com pouco dinheiro e com medo de tentar sacar nos caixas eletrônicos e ficar sem os cartões. Nunca mais compro esses cartões travel do Banco do Brasil sem chip.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal penso em ir para NY em Setembro. Se eu adqurir um VTM somente com o chip não tem problema ? É que li num site onde relatam que o ideal é ter além do chip, o nome grafado tbem. Mas já liguei em mais de 3 casas de câmbio aqui em SP e todas me informaram que emitem o cartão somente com o chip. O nome não vem gravado.

    Se alguém souber algo a respeito seria legal..

    ResponderExcluir
  11. Amigo, procure a Confidence Câmbio. Em todas aslojas da Confidence o nome é gravado na hora. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  12. Amigo na Confidence Câmbio se for para os EUA não tem chip e muito menos nome gravado. Acabei Fazendo o Visa Travel Money Platinum na COTAÇÃO, www.cotacao.com.br Uam empresa muiiito conhecido inclusive de colegas meus com ótima reputação e além disso na hora de fazer a taxa cambial, informei quanto estava na Confidence e eles cobriram o valor. Show de Bola. O VTM chegou com Chip e Nome gravado fora outros benefícios que o cartão proporciona.

    Abs
    Junior

    ResponderExcluir
  13. Nossa, estou passando muitos apertos por causa desse cartão travel money BB. Sou cliente do banco do Brasil há vários anos e resolvi INFELIZMENTE fazer o travel money do BB para uma viagem a Europa de alguns meses. Bom, a primeira fez que fui sacar, o caixa Eletrônico engoliu meu cartão. Eu tinha o cartão reserva e fui utiliza-lo, ressaltando que sempre foi em caixas adequados e também aconteceu a mesma coisa e fiquei sem cartão e sem dinheiro!!! Estava na Grécia, em um região onde eles mal falavam o inglês, não tinha quem me ajudasse, e não tinha dinheiro para telefonar, as ligações a cobrar não completavam da Grécia para o Brasil!!! Passei muito aperto e necessidades. Não tinha dinheiro para comer, pagar hostel, transporte, metro!! nada! Solicitei um cartão e estou há 20 dias esperando e até o momento nada! Além do constrangimento, nervosismo, estou vivendo de favores... não tenho como pagar o aluguel da casa onde estou. Precisei sacar cartão de credito para pelo menos ter o que comer e as taxas foram enormes, paguei um absurdo do euro. Todo o meu dinheiro está no money travel e não consigo usar, fazer uso do dinheiro, pois o cartão não funciona na Europa. Me sinto refem do banco do Brasil! Pois para transferir o dinheiro para a nossa conta, perde-se muito e depois para sacar pelo cartão de crédito é um absurdo! A central do BB diz para telefonar para eles e quando telefonamos, dizem que não podem fazer nada! Isso é uma vergonha, causa graves danos materiais e morais. Além do cartão não ter chip ( na Europa não aceitam cartões em chip), ele não tem identificação, o que na Espanha, por exemplo, não é aceito. O banco do Brasil precisa tomar providencias. Nariman

    ResponderExcluir